ESTAMOS CONTRATANDO !!!

CONTATO: ESTUDOSCN@HOTMAIL.COM

CASAMENTO: o ideal de Deus para o relacionamento





CASAMENTO: o ideal de Deus para  o relacionamento
entre um homem e uma mulher (Hb 13.4a)

O casamento é uma instituição social de origem divina, fundada no princípio da raça humana, para dar origem e sustentáculo à família (Gn 2.22-24). O inimigo de nossas almas tem trabalhado de todas as formas com o objetivo de destruir essa instituição divina, incentivando o adultério, o divórcio e disseminando um modelo de casamento baseado em pessoas do mesmo sexo. A Igreja, a sociedade, as pessoas que crêem em Deus, diante disso, devem valorizar o modelo deixado por Deus para o casamento (Hb 13.4a). É bastante relevante o fato de Jesus ter iniciado os seus milagres em uma festa de casamento, em Cana´da Galileia (Jo 2.1-12).


I – O MODELO BÍBLICO PARA O CASAMENTO
Comentando a Primeira Carta aos Coríntios, o Pr. Antônio Gilberto enumera as principais características do casamento. Vejamos:
1. O casamento deve ser no Senhor (1 Co 7.39)
2. O casamento não deve ser misto (2 Co 6.14-18)
3. O casamento torna o homem e a mulher “uma só carne” (Gn 2.24)
4. O casamento deve ser indissolúvel (Mt 19.6)
5. O casamento é um salvaguarda contra a imoralidade (1 Co 7.9)
6. O casamento deve ser honrado (Hb 13.4)
7. O casamento deve ser puro (Hb 13.4)

II – PROPÓSITOS DE DEUS PARA O CASAMENTO
Falando sobre casamento, o Pr. Eliezer Lira cita os principais propósitos de Deus para o matrimônio:
1. Felicidade geral do casal (Pv 5.18)
2. Companheirismo, intimidade e complementação mútua (Gn 2.18,24)
3. Vitaliciedade (Mt 19.6)
4. Testemunhar de Cristo e de sua Igreja (Ef 5.25)

III – O CASAMENTO COMO UMA CONSTRUÇÃO
O casamento, na Bíblia, pode ser comparado a uma casa, que está sendo construída:
1. A casa precisa ser edificada por Deus (Sl 127.1)
2. A casa precisa estar edificada sobre a Rocha (Mt 7.24,25)
3. A casa não deve estar dividida (Mc 3.25)

No livro de Jó, capítulo 1, versículo 19, está escrito que “um grande vento sobreveio dalém do deserto, e deu nos quatro cantos da casa, a qual caiu”, destruindo o lar do patriarca. Muitos ventos têm sido soprados contra a nossa casa, para nos destruir. Porém, confiemos no Senhor, busquemos de todo o coração, e façamos a sua santa vontade. E assim, seremos por Ele preservados de todas as investidas do adversário (Is 54.17).
Pr. Mário Saraiva

9 comentários:

Anônimo disse...

os topicos são muito boms mas poderiam ser mais explicativos com uma beve palavra do pastor em baixo de cada um deles. Pois a bíblia tem varias traduções e versões...

Anônimo disse...

gostei muito!!

rose santos disse...

Eu gostei muito e gostaria de obter mais estudos a respeito de casamento,relacionamento e família...

Anônimo disse...

glorias a Deus pelos topicos podemos nos alimentar mais usando as passagens citadas.

Anônimo disse...

A ideia geral é perfeita. Contudo, quero lembrar que Jesus faz uma "cláusula" válida para o divórcio em Mateus 19:9:

- "Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de fornicação, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério."

Ora, parece-me por demais óbvio que a traição é um motivo suficientemente grave para permitir um divórcio.

A Paz e o Amor de Deus esteja convosco!

Anônimo disse...

O meu Deus esperarei em ti para que eu possa ter uma família linda, para a honra e glória de ti senhor !

Anônimo disse...

ola meu casamento nao esta indo bem as coisas foram passando e eu fui enfraquecendo no sentimento e hj estou na igreja ele busca muito para nosso casamento dar certo mas Deus ele conhece meu coraçao e sabe q nao quero mais,choro todos os dias,e nesse caso estou presa a sse relacionamento? nao poderei me separar e me casar com outra pessoa? nao serei feliz mais?

Anônimo disse...

ola meu casamento nao esta indo bem as coisas foram passando e eu fui enfraquecendo no sentimento e hj estou na igreja ele busca muito para nosso casamento dar certo mas Deus ele conhece meu coraçao e sabe q nao quero mais,choro todos os dias,e nesse caso estou presa a sse relacionamento? nao poderei me separar e me casar com outra pessoa? nao serei feliz mais?

andré disse...

eu ja me casei eu era ajuntado com uma mulher que eu não amava mais ela ficou gravida e depois conheci Jesus e me batizei me casei mas não deu certo, eme separei hoje me reencontrei com grande amor do passadoe continuo na igreja espero que o Senhor DEUS me abençoe...