ESTAMOS CONTRATANDO !!!

CONTATO: ESTUDOSCN@HOTMAIL.COM

ARREBATAMENTO



Prefácio
ESTUDO DE PALAVRAS ESCRITAS NA LÍNGUA GREGA
a)Optomai - ( aparecer ) aparecerá pela segunda vez ( Hb 9:28 )
b)Ercomai - ( vir ) virei outra vez ( Jo 14:3 )
c)Epphanos - ( aparição ) aparição de Nosso Senhor ( I Tm 6:14 )
d)Apokalypsi - ( revelação, desvendamento ) manifestação ( I Co 1:7 )
e)Parousia - ( presença e ou vinda ) vinda ou retorno ( II Ts 2:8 )
Uma das línguas mundiais mais expressivas é a grega. Esta tem, por sua vez, o teor de comunicar a ideologia central das palavras que se quer transmitir e registra também a boa qualidade de expressão pelo qual foi escrito o novo testamento do Senhor Jesus .
Neste estudo, percorreremos os principais tópicos em relação ao assunto do Arrebatamento da Igreja do Senhor. Nosso objetivo aqui é esclarecer e aprender sobre a Segunda Vinda Gloriosa do Senhor Jesus pela qual todos aqueles que o aceitaram como Deus e Salvador aguardam este imensurável momento.
Nosso desejo é que o querido leitor, desde já abra o seu coração e mente, para assim receber as mais infinitas revelações da parte do Espirito Santo, e que o Senhor possa lhe traduzir de melhor forma todo este ensino na esfera espiritual .
"A Deus seja a glória , hoje e para sempre. "


O ARREBATAMENTO DA IGREJA
Antes de entendermos o sentido completo do Arrebatamento da igreja do Senhor Jesus, precisamos recorrer ao dicionário de nossa língua que nos diz: ARREBATAR - ato ou efeito de arrebatar-se.
ARREBATAMENTO - Tirar com violência ou força arrancar, levar, desprender de um ímpeto, extasiar. ( Aurélio , Buarque de Holanda Ferreira ) .
Gramaticalmente temos a idéia que arrebatamento é uma ação conjunta, rápida e de forma precisa e violenta, eis a razão que o Apóstolo São Paulo nos ensina que será tão rápido como um abrir e fechar de olhos.
Arrebatamento, dentro da linguagem bíblica então, trata-se do efeito prático, de cumprimento da tão esperada promessa do Senhor Jesus Cristo feito àqueles que o aceitaram como único e suficiente Salvador, e passaram viver para Ele .
" Não se turbe o vosso coração , credes em Deus , crede também em Mim na casa de meu Pai há muitas moradas, Se não fosse assim eu vo-lo teria dito, Vou preparar-vos lugar.
E se eu for e vos preparar lugar , virei outra vez , e vos levarei para mim mesmo , para que onde eu estou estejais vós também" ( Jo 14:1-3 )
O arrebatamento da igreja é também o início de uma série de fatos que se desencadearão após o rapto, mas nós nos deteremos somente nesta fase. Um outro nome que podemos localizar o rapto da igreja é a expressão Segunda vinda de Cristo, ou Cristo Segundo advento (At 1:11)
O primeiro Advento é a sua vinda ao mundo, nascido da vontade de Deus, concebido pelo Espírito Santo, com o propósito universal de salvar toda a humanidade de seus pecados, e levar o homem caído de volta ao seu criador .

IGREJA, ISRAEL, NAÇÕES.
O Arrebatamento tem relacionamento triplo nos propósitos de Deus.
1. com a igreja do Senhor ( salvos pelo Seu Eterno Sangue ) o Senhor Jesus nesta fase não descerá à terra mas, esta primeira fase será para ressuscitar os crentes mortos, e transformar os fiéis que estão vivos neste momento, é uma constante esperança dos que aguardam a Sua vinda em Glória. Afs.
( I Co 15:51-52 , Fp 3:20 , I Ts 1:10 , 4:13-17 , Tt 2:13 )

2. com Israel Nação ( Israel atual e Palestina ), esta volta do Senhor à terra será para um cumprimento de antigas profecias ainda não cumpridas em seu determinado tempo para o reajuntamento da nação, sua conversão ao Messias, e o estabelecimento da Aliança de Deus com o rei Davi ( II Sm 7.16 ), em clima de paz e poder. ( At 15:14-17 )
Neste fase o grande Rei e Senhor, coloca seus pés na face da terra para tratar com todos os homens pessoalmente, e vencer o ainda reinante poder trevas ( Zc 14:1-9 ) .

3. com as nações gentias ( que não são da linhagem judaica ) nesta fase o Senhor tratará com todos os povos gentios, segundo o que durante todas as épocas trataram Israel Nação, num juízo e de irredutível poder separando as boas nações e as más nações como está claro em ( Mt 25:31-46 ). Nesta fase será destruído o sistema político da terra, onde teria até então sido dominado pela besta cujo domínio será de três anos e meio.
(Dn 2.34-35)

A) DO INSTANTE DO ARREBATAMENTO DA IGREJA, O QUE ESTARÁ OCORRENDO NO CÉU
Logo após o arrebatamento dar-se-á no céu, na presença do Senhor o tribunal de Cristo, onde somente os salvos serão julgados por suas obras, com base na parábola dos talentos ( Mt 25.14-19 )
Aspectos que serão julgados :
1)Do trabalho feito para Deus - ( I Co 3:8,14,15 ) ( II Co 9:6 )
Será avaliado a qualidade do trabalho feito para o Senhor ( Mt 20:1-16)
2)Da conduta do cristão ( II Co 5:10 )
3)Do tratamento dado aos irmãos de fé ( Rm 14:10, Tg 5.4 ) De modo sintetizado, todo crente receberá da parte do Senhor uma menção de louvor ( I Co 4:5 ).

B) AS BODAS DO CORDEIRO (Ap 19:1-9) (Ap 21:1-8) (Ap 19:7-9)
Após o tribunal de Cristo para os fiéis salvos haverá então o grande e esperado momento, por crentes no Senhor de todas as épocas, de todas as culturas, nações e povos pois trata-se das Bodas do Cordeiro, momento este de maior triunfo da Igreja do Senhor Jesus, igreja esta que fazemos menção clara e objetiva, não uma igreja de placa denominacional, mas àqueles que aceitaram a morte do Senhor Jesus na cruz do Calvário, por toda a humanidade. ( Lc 22:30 ) ( Ap 19:7 )
Este momento triunfal terá então o cumprimento da oração sacerdotal do Senhor Cristo quando ainda aqui na terra: ( Jo 17:24 )
Naquele momento triunfal, assentarão todos os crentes fiéis, desde o Antigo e do Novo Testamento, de todas as épocas diante do Eterno Cordeiro (Ap 19:7-9)

C) ACONTECIMENTOS NA TERRA APÓS O DESAPARECIMENTO DA IGREJA
1)Apostasia e indiferentismo espiritual, anarquia, aumento desenfreado e jamais visto das obras de feitiçaria e espiritismo, preparando a terra para um futuro reino dominado por homem .
(II Ts 2:3, Lc 18:18 b) (Lc 17:26-30)

D) O ANTICRISTO
2)A Encarnação presente do Diabo :
Anticristo será um homem personificado como o próprio Lúcifer.
(Dn 11.36)
O apóstolo São Paulo escreve aos tessalonicensses, sobre a esperança de nossos corações neste tempo.( II Ts 2:3,4 ), este homem de iniqüidade descrito aqui, é a Besta ou Anticristo também descrito por João no livro do Apocalipse ( Ap 13:11-18 ).
3) Porque toda a humanidade crerá tão facilmente no Anticristo :
Quando um ser humano recusa as verdades da Bíblia, facilmente aceita as coisas do mundo e da esfera espiritual das trevas, quando o homem recusa a salvação em Cristo Jesus, imediatamente estará aceitando a mentira do diabo, e de seus mensageiros .
( II Ts 2:9-12 )
Estão aqui alguns principais tópicos sobre o pós arrebatamento, não é nossa matéria entrar em maiores detalhes bíblicos pois, demandaria maior tempo e divergiria de nossa matéria.
Para encerrarmos o nosso estudo sobre o tema arrebatamento , oferecemos ao estudante um gráfico escatalógico para compreensão, a fim de que nós, os que aguardamos a segunda vinda de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, tenhamos uma visão global e interativa de como se desencadeará este tão grande evento , marcado assim o que chamamos nós evangelistas: O arrebatamento , mensagem final ...

SINAIS QUE ANTECEDEM A VINDA DO SENHOR:
Analisar detidamente as seguintes passagens ( Mt 24 ) ( II Ps 3:1-13 )
Este é o dia do Senhor Jesus Cristo descrito em : ( I Co 1:8 ), é então identificado como o Dia do Senhor Jesus Cristo no Arrebatamento. (I Co 5:5) (II Co 1:14) (II Ts 2:2 )

ESBOÇO COMPARATIVO SOBRE O ARREBATAMENTO
O SENHOR JESUS DISSE( João 14:1-3 )
PAULO APOSTOLO RECEBE A REVELAÇÃO ( I Te 4:13-18 )
Não se turbe v.1
Não vos entristeçais v.13
Credes v.1
Cremos v.14
Deus, mim v.1
Jesus, Deus v.14
Vo-lo teria dito v.1
Dizemo-vos v.15
Vos levarei v.3
Vinda do Senhor v.15
Para mim mesmo v.3
Ao encontrar o Senhor
Onde estiver, estejais vós também v.3
Estaremos sempre com o Senhor v.17
(Stanly Ellissen-Biography of Great Planet) página 112
Tipos de linguagem no A.T. que tipifica o arrebatamento da igreja
Isaque e Rebeca .......... (Gn 24:63-67)
A Igreja com o Senhor .......... (Mt 25:1-13)
Epístola mais claramente explanativa : ( I Ts 4:1-18 ) ( II Ts 2:1-12 )

CONCLUSÃO
Sabemos nós cristãos que aguardamos a 2a vinda do Senhor, que orar é tão importante e elementar que vigiar, por esta causa estamos almejando neste dia, ao findar dar deste estudo, que nossas almas sejam aquecidas pelo Espírito Santo, que nossa fé se renove sem reservas espirituais, e que a partir deste momento, o nosso coração esteja a aguardar a segunda vinda de nosso Grande e Eterno Rei Jesus .
Não sabemos o dia e nem tampouco a hora pois, disse Jesus :
" Porém, a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o filho, mas unicamente o Pai " ( Mt 24.36 ) .
Uma parábola do grande Mestre nos dá idéia como será para aqueles que não estiverem de vestes brancas neste momento :
( Mt 22:1-14 ) " amigo, como entraste aqui sem veste nupcial ? "
Nossas vestes sejam então, a fé, a justiça, o transbordar do Espírito Santo, a Paz de Deus, o coração reto com o Senhor, somente assim teremos então certeza de que iremos estar para sempre com o nosso Deus para sempre adorar o Rei dos Reis, e Senhor dos Senhores .
Deus o abençoe, e te dê a paz...


FONTES DE REFERÊNCIAS
1. Bíblia Sagrada ( ARA )
2. Bíblia Sagrada ( ARC )
3. Manual da Fé ( I. E. Q. )
4. Dicionário Universal Bukland
5. Dicionário Davis ( Versão Atualizada )
6. Pequena Enciclopédia da Bíblia 0. S. Boyer
7. Comentário Escatológico ( C.I. Scofield )
8. Escatologia Bíblica ( Ra 28 - E.E.T.A.D.
9. Doutrinas Bíblicas ( I.T.Q. )
10. Profecias Bíblicas ( Rex Hambardh )
11. Esboções pessoais ( E.B.P. 1.989 )

5 comentários:

Anônimo disse...

bom dia, apos ler seu post sobre o "arrebatamento " da igreja, ou dos salvos do senhor, fiquei em duvida a um ponto importante, se os salvos serao levados para o ceu bem antes da volta de Jesus com poder e grande gloria como a biblia relata, entao para que Jesus voltaria mais tarde depois do periodo da grande tribulaçao? tambem so encontrei na biblia uma unica passagem que se refere a arrebatamento, e isto entra na ordem dos acontecimentos muito depois doque vc escreveu aqui, la diz assim "depois nos os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamentes com eles "os mortos resucitados" e ,levados para o ceu" entao ai a biblia deixa claro que este arrebatamento que vc entende como iria acontecer logo e que a igreja iria em secreto para o ceu em meu ponto de visto vai acontecer sim, mais nao sera em secreto e nao sera na epoca que vc encina aqui, e sim no grande dia da volta de Jesus; Se você tiver tempo me esclareça isto, meu email é davicastro.brs@hotmail.com ; aqui deixo claro que nao se trata de uma critica e sim uma vontade grande de intender sua este grende evento que acontesera logo neste mundo. Obrigado pela compreençao...

Mateus Saraiva disse...

Prezado Anônimo,

Alguns eventos escatológicos são apresentados na Bíblia. O que acontece é que a Segunda Vinda de Jesus dar-se-á em duas fases distintas. Uma invisível ao mundo, antes da Grande Tribulação, em que ressuscitará os mortos em Cristo e arrebatará os vivos (1 Ts 4.13-18). A outra, no fim da Grande Tribulação, será a que todo olho verá, em que julgará o anticristo e o falso profeta, julgará as nações, amarrará o diabo, haverá a conversão de Israel como nação, e estabelecerá o seu reino denominado Milênio. É preciso destacar que após o arrebatamento, o mundo será governado pelo Anticristo e a Igreja será julgada (Tribunal de Cristo) e em seguida, haverá as bodas do Cordeiro.

Espero ter ajudado.

Ana Cristina disse...

E aonde na Biblia que fala sobre estas duas vindas d
e Jesus?????

Lucivaldo disse...

Mateus Saraiva disse...
"O que acontecerá é que a Segunda Vinda de Jesus dar-se á em duas fases distintas. Uma invisível ao mundo, antes da Grande Tribulação, em que ressuscitará os mortos em Cristo e arrebatará os vivos (1 Ts 4.13-18). A outra, no fim da Grande Tribulação, será a que todo o olho verá ...

Me desculpem, mas a explicação acima constrói muito mais confusão do que esclarecer fatos da Bíblia. A Bíblia é exata em seus ensinamentos e em suas palavras. O que é descrito na explicação acima são não menos do que 3 (três vindas) do Senhor Jesus. Uma à que Ele já veio ao mundo para nos libertar da escravidão do pecado e essas outras 2 descritas na "Segunda vinda". Por mais que se enrole a interpretação ou se dê nomes diferentes, o que é descrito são mais duas vindas para a Segunda vinda. Sinto muito, mas não concordo com essa interpretação. O texto literal da Bíblia é bem mais claro. Não há três vindas antes da consumação de todas as coisas.

Vanilda disse...

Vou tentar tirar umas dúvidas sobre o arrebatamento da igreja.
>Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.

1 Tessalonicenses 4:16-17
>O termo "arrebatamento" deriva da palavra raptus em latim,que significa "arrebatado rapidamente e com força".O termo latino raptus equivale a harpazo em grego,traduzido por "arrebatado" em 4.17.Esse evento,descrito aqui em 1Co 15,refere-se à ocasião em que a igreja do Senhor será arrebatada será arrebatada da terra para encontrar-se com ele nos ares.O arrebatamento abrange a penas os salvos em Cristo.
1>Instantes antes do arrebatamento,ao descer Cristo do céu para buscar a sua igreja,ocorrerá a ressurreição dos que já morreram em Cristo(416).Não se trata da mesma ressurreição referida em Ap 20.4,a qual somente ocorrerá depois de Cristo voltar à terra,julgar os ímpios e prender satanás(Ap 19.11;20.3)A ressurreição de 20.4 tem a ver com os mártires da tribulação e possivelmente com os santos do AT.
Jesus virá outra vez arrebatar os que ficarem na grande tribulação e negarem a besta,haverá evangelismo na grande tribulação,muitas pessoas aceitarão o Senhor Jesus,e a maioria aceitarão a marca da besta.Por isso a primeira vinda do Senhor será secreta sim,pois será um rapto,como o ladrão na noite,a segunda vinda do Senhor todo olho o verá."Na Sua segunda vinda Jesus também terá uma fase secreta, que é só para os crentes salvos e outra visível para todos, só que desta vez será em segundo lugar. O arrebatamento será secreto e é aquilo por que esperamos neste momento, nessa altura será tomado um e deixado outro (Mat. 24:40). Depois na segunda fase, todos o verão (Mat. 24:27).

Entre as duas fazes da primeira vinda de Jesus, houve um intervalo de três dias incompletos. Foi o tempo em que o corpo do Divino Mestre esteve no sepulcro e o Seu Espírito no Hades (dos salvos) lugar identificado como Paraíso ou Seio de Abraão. Houve tristeza e perseguições aos crentes na Terra, e alegria naquele lugar (Hades) onde estavam os crentes do Antigo Testamento a aguardar a vinda do Senhor e Salvador.

Agora, na segunda vinda do Senhor Jesus, também haverá um intervalo de tempo entre o Arrebatamento (só para os crentes salvos) e a Sua manifestação em glória para todos (os que ainda estiverem vivos depois da Grande Tribulação). E nesse intervalo (7 anos), maior do que o outro haverá também tristeza na Terra durante a GT (Grande Tribulação) e alegria nas Bodas do Cordeiro no Céu juntamente com o Senhor Jesus Cristo!"